sexta-feira, 3 de junho de 2011

Colorimetria basica

Antes de pensar em pintar o cabelo leiam este post por favor, vai evitar muito aborrecimento pra vocês por que geralmente quando as pessoas querem pintar o cabelo simplesmente vão a farmácia compram uma tinta de caixinha e passam no cabelo pensando que vai ficar igual a modelo da caixa. Como as pessoas não tem o habito de ir no salão para pintar o cabelo, vou explicar para vocês o que seu cabeleireiro sabe que faz toda diferença no resultado final da sua aparência.


 primeiramente o profissional faz o diagnostico:1°- faz um teste de mecha para ver a elasticidade do fio e se seu cabelo aguenta a química e em algumas vezes coloca o produto desejado para ver se ira alcançar o resultado desejado e se o cabelo não corre o risco de arrebentar.


2° -Ele vai analisar se você tem alguma química de transformação e se possui tintura no cabelo isso é indispensável no resultado final por que se você pintou o cabelo com uma tinta escura e quer clarear seu cabelo tera que passar por uma decapagem que é uma mistura de ox, shampoo anti-resíduos e descolorante. E se você tiver o cabelo muito claro e quiser escurecer tera que passar por uma pré-pigmentação onde o profissional passara primeiro só a tintura pura deixara agir e por cima a tintura com a agua oxigenada.


3° -Analise se o cabelo precisa de um tonalizante ou de uma tinta. Os tonalizantes não te amonia e só dão a cor não clareiam nem escurecem para isso só a tinta mesmo, geralmente os tonalizantes são usados para mechas fica  perfeito (eu sempre uso tinta e tonalizante loreal professionel).
                                                                       tinta
                                                            tonalizante


4° -Os produtos escolhidos são os principais as tintas de caixinha vendidas na farmácia ate mesmo aquela mais cara possui uma molécula grande que não penetra bem no cabelo possui pouco pigmento, as vezes reseca mais e desbota com facilidade e quando você pinta uma cor escura e quer clarear depois... quase impossível eu pelo menos não recomendo por que a decapagem teria que ser muito forte e o cabelo não aguentaria. Procure sempre tintas profissionais elas tem mais pigmentos tratam mais e cumprem exatamente o que prometem. 


5° - A agua oxigenada é onde as pessoas mais pecam por que geralmente usam a que vem com a tinta o resultado é pretos que desbota pro vermelho, loiros que que fica laranja um horror ! mas para acertar é mais simples do que vocês imaginam:


10 volumes - deposita a cor
20 volumes-  deposita a cor e abre 1 tom
30 volumes-  deposita a cor e abre 2 tom
40 volumes-  deposita a cor e abre 3 tom


6° - Fundo residual de pigmentos é a cor de fundo de cada cabelo ela serve para te auxiliar a chegar a uma cor especifica, quando descolorimos um cabelo preto vemos todas as cores de fundo do cabelo ate chegar a cor desejada e quando um cabelo desbota saem todos os pigmentos e a unica cor que aparece é a cor de fundo. vejam a tabela:


1 preto                                          azul  / violeta
2 castanho escuríssimo                vermelho escuríssimo
3 castanho escuro                        vermelho escuro
4castanho médio                          vermelho
5 castanho claro                           vermelho laranja
6 louro escuro                              laranja     
7 louro médio                               laranja amarelo
8 louro claro                                amarelo
9 louro claríssimo                         amarelo claro
10 louro ultra claro                       amarelo extra claro


7°- Neutralizar e intensificar cores, essa parte é um pouco complicada eu pelo menos demorei um pouco para entender mas vou passar as informações para vocês com calma para que possam entender tudo:
Vocês ja devem ter visto a numeração de tintas de cabelo por exemplo


                         10,31 
10 é a cor de fundo ou seja um louro ultra claro
3 é um reflexo dourado
1 é um reflexo cinza


vejamos a estrela de oswald:




 Temos as cores primarias que são: vermelho, amarelo e azul; e as cores secundarias que são laranja, verde e roxo.
 As cores podem ser quentes (vermelho, laranja e amarelo)  e frias (roxo, azul e verde).
 Para neutralizar uma cor você deve usar a cor oposta da estrela de oswald, por exemplo se seu cabelo tem reflexos laranja você pode neutralizar com azul e tera reflexos cinza, para neutralizar um reflexo amarelo use o roxo e tera reflexos irisé .
 Essas tintas para neutralizar são chamadas de mix(ex yamá) mas nem todas as marcas profissionais possui algumas marcas tem intensificadores ( amend: cinza, dourado, cobre...) mas tomem muito cuidado se usar mais do que o que deve seu cabelo vai ficar da cor do intensificador para isso é indisensavel a ajuda de um profissional.
                                                 
Como todo mundo sabe eu tenho mechas que as vezes fica com reflexos amarelos/alaranjados e eu neutralizo com violeta genciniana:

eu uso uma ou duas gotinhas com 3 colheres de mascara para hidratação e o segredo é misturar bem ate ficar esbranquiçado sem exagero misture uns 5 minutos e aplique nos cabelos lavados e umidos acompanhe a cor do cabelo e retire quando estiver no tom desejado , meu cabelo fica super platinado, as vezes sempre me perguntam qual o tonalizante que uso o descolorante mas o meu segredo é esse depois coloco fotos pra vocês.


8° - cobertura de fios brancos  - para ter uma perfeita cobertura de fios brancos você precisa usar uma cor base por exemplo 4.0, 5.0 , se você quizer uma tinta com reflexo misture metade de uma e metade de outra, deve deixar a tinta agir no minimo 45 minutos o ideal é 1 hora, existe também uma técnica chamada mordaçagem que aplica ox de 20 ou 30 e aplica-se a tinta com a ox por cima, e sempre use bastante tinta nunca arraste o pincel e aplique em mechas finas para não manchar o cabelo, é importante tambem nunca colocar touca pois a tinta precisa de oxigenio para agir.




bjos meus amores .... duvidas podem perguntar q responderei todas

21 comentários:

  1. Amilly, como vai? teu blog tá lindo, preciso tirar umas duvidas contigo,fiz uma escova progressiva, e depois de um tempo pintei, pois tenho cabelos branco desde os meus 17 anos, isso eu fiz lá na minha cidade, mas só vou voltar lá em agosto, qual o produto que posso usar, tem algum que é recomendado?
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. SE a gente tonalizar um cabelo que já tem luzes com um tom loiro escuro, para deipois puxar as mechas por cima, fica mais dificil clarear? corre o risco de mancha?

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, eu sou morena e meu cabelo ta tipo um marron claro , com algumas mechas em tons loiro e acobreado. Mais enfim tá meio laranja tudo, quando fica exposto ao sol da pra notar. Meu sonho mesmo é ter um cabelo marron, no caso tipo um loiro escuro e umas mehas bem claras. Eu queria tirar esse cobre, então deve usar o tonalizante azul certo? em todo o cabelo ou vzi manchar?

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, tudo bem? Excelente e bem completo seu artigo. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ola estou com uma duvida cruel temho uma cliente que esta com um cabelo ultra claro e quer fazer umas mechas escuras. Qual cor devo usar para não ficar esverdeado ou outras cores endesejadas me ajude por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar um dica por experiencia própria, a melhor tinta para pintar cabelos brancos e fazer mechas inversas,é as tintas naturais profundos da loreal, pois deixa uma cor natural sem perigo de desbotar, eu sempre faço luzes inversas em cabelos masculinos e luzes inversas em cabelos loiros com a tinta 5.0 majirel da loreal e sempre tenho ótimos resultados, se for usar uma tinta de outra marca combine meio tubo da cor desejada com meio tubo da cor do mesmo tom dourado, isso anulara transparências e reflexos indesejáveis beijos

      Excluir
  6. OLA GOSTARIA DA SUA AJUDA COM CORES DE TINTAS E A AGUA OXIGENADA IDEAL.
    VOCE ME AJUDARIA?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amilly! Td bem?
    Gostaria de uma ajuda para encontrar uma tinta com o tom mais próximo possível do meu cabelo natural, pois NÃO CONSIGO ENCONTRAR! Meu cabelo ao natural é loiro escuro acinzentado - a exata cor do cabelo da Maria Fernanda Cândido - mas não consigo encontrar uma marca que se ajuste! A cor sempre fica estranha, mesmo contendo o nome 'acinzentado' na embalagem, meu cabelo fica avermelhado! Também tenho muitos cabelos brancos (desde meus 15 anos) então precisa ser uma marca/cor que os cubram.
    Algum palpite para me ajudar?!
    Obrigada,
    Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho o mesmo problema que o seu... cabelos brancos desde nova. eu aconselho uma cor natural profunda da majirel, como a Amilly mencinou acima. O 6.0 ou o 5.0 é uma boaescolha, ou vc pode misturar as duas também. Gosto do 5.0 bastante.
      Abs
      Karin

      Excluir
  8. AI,AMIGA ,MEU CABELO NUM SAI DO AMARELO,SO FICA CLARINHO NAS PONTAS, ME AJUDAA,ANTES QUE EU FIQUE CARECAAA!!

    ResponderExcluir
  9. Fiz mechas ombré, meus cabelo ficou laranja, quero escurecer novamente, então comprei tinta 5.0 e 4.0, se eu passar direto no cabelo já vai escurecer ou tenho que fazer descolorir? Se eu tiver que descolorir como faço isso...meu cabelo é castanho escuro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. am... eu queria dar mechas roxas no meu cabelo preto sem quimica nem uma, oque tenho que fazer... oque tenho que mandar fazer no salão? sou nova nesse assunto

    ResponderExcluir
  11. Oi, pintei meu cabelo de 9.1 e 12.1 da Beauty Color, mas não ficou loiro acinzentado, o que faço, me ajude. Tenho em casa Color Intensy da Amens 01. Emfim, queria que vc me indicasse uma cor de tinta e qual marca devo pintar para ficar loiro acinzentado, o qual é meu sonho. Se for possível me explique direitinho o que fazer para eu poder dizer ao cabeleireiro. Tenho uma festa muito importante para ir neste sábado(27/07) e gostaria de ir com a cor nova. Outra pergunta: Como faço com esse Color Intensy da Amend e quantas vezez depois da tintura loiro acinzentado devo colocá-lo no cabelo para manter o acinzentado. Por Deus me ajude.
    Um forte abraço. Meu e-mail é: mariafcavalcantiguimaraes@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii adorei muito esclarecer o seu artigo , vc poderia me dar uma orientação ? sempre quis alcançar um tom acinzentado escuro ou médio. A 3 anos uso tinta permanente mas são aquelas não profissionais ou quase profissionais , usei o tom 6.0 , 5.1 e 6.1 porém devido a 20% de luzes que fiz em 2.012 , sempre desbota e puxa para um tom mel com alguns reflexos dourados, não manchou , estou com 6 dedos de raiz que puxa para um 6 escuro acinzentado, eu quero acertar um tom para eu passar no comprimento do meu cabelo um tom que acompanhe a cor da raiz, pretendo pintar apenas a parte tingida para poder deixar a cor natural crescer, vou fazer esse procedimento em mechas finas menos na raiz e mais na parte tingida, pensei em comprar uma tinta profissional 6.1 e usar mais um intensificador 0.1 + ox 20 para fazer as mechas e fixar mais os pigmentos cinza , será que fica legal ? quanto de ox devo misturar com a tinta , quero comprar 2 tubos pq meu cabelo é comprido e volumoso e o intensificador dizem que tem que por apenas uma gota né ? já fui no salão mas nunca saiu como eu queria.

    ResponderExcluir
  13. Olá ! Ameeeeeeeeeei seu blog!!!!!! Por favor me tire uma dúvida: meu cabelo é castanho claro(natural) e tem bastante tinta castanho escuro quase preta por cima, mas eu quero clarea-lo, ah! tambem o relaxo com guanidina. mas mesmo assim a saúde dos fios está boa, tem solução? Consigo clare-alos para um louro medio acinzentado? Agradeceria muuuuito se me ajudasse!!!
    Beijos, Cinthia! meu e-mail cinthiaribeiro58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi... Uma duvida! Tem problema usar a tinta de uma marca e a ox de outra. Tipo a ox da Oz e a tinta da Affair ?

    ResponderExcluir
  15. Qual melhor tonalizante ou qual vc costuma usar para dar um tom de loiro pérola nas mechas. Tuas dicas sõa ótimas um grande abraço ,

    ResponderExcluir
  16. PORQUE CABELOS TINGIDOS DE PRETO, APÓS ALGUNS DIAS COMEÇAM A FICAR AVERMELHADOS, PRINCIPALMENTE QUANDO SOBRE A LUZ DO SOL ?
    O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE EFEITO E PROLONGAR A TONALIDADE TOTALMENTE PRETA NATURAL ?

    ResponderExcluir
  17. Olá Gostaria de fazer umas luzes inversas, meu cabelo está descolorido, estou usando o 10 e gostaria de fazer luzes inversa e tambem tenho muito cabelo branco, como qual tintura devo usar ? tenho que pintar o cabelo todo e depois fazer as luzes? por favor me ajude pois meu cabeloe stá ficando muito arrebentado. bjs

    ResponderExcluir
  18. pela amor de deus me ajude usei um mixton no cabelo de minha mãe azul mais ficou preto gostaria de saber o q eu faço agora

    ResponderExcluir
  19. oi tenho o cabelo preto e com alisamento da inoar nao passo tinta e sim tonalizante posso usar o platinum.....obrigado bjs

    ResponderExcluir

Você gosta de ler mais sobre ....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Intensy Color